top of page
  • Foto do escritorPalato

Quieres cerveza? 3 rótulos latinos que você precisa conhecer!

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Como patriota que sou, gasto muito do meu tempo degustando e provando cervejas de todo os cantos do Brasil. Porém, é muito importante no ramo da sommelieria degustar rótulos de todas as partes de mundo (além de ler bastante) para identificar as novas tendências do mercado cervejeiro e até mesmo reforçar nosso estudo de história cervejeira provando rótulos de países vizinhos ou que já tiveram alguma relação com o Brasil. Vamos lá?




Patagônia Pilsner

ABV 5,2%


Versão argentina do estilo Pilsner (originalmente tcheco) tem coloração dourada, um pouco mais densa que a versão alemã (German Pils), com a presença imprescindível do lúpulo Saaz. É uma ótima opção de uma lager refrescante, pois possui um ótimo custo-benefício para o estilo.






Estrella Galicia

ABV 4,7%


A cerveja espanhola, fundada em 1906, não poderia estar de fora de nossa lista de lagers latinas. Bastante famosa devido às aparições em La Casa de Papel (eu sou um dos loucos que prestam atenção nas cervejas que os atores de filmes e séries bebem, rsrs), além de patrocinar equipes de Fórmula 1 e times de futebol. É uma cerveja bastante leve e saborosa para você beber até cantar Bela Ciao com os amigos!



1906 Black Coupage

ABV 7,2%


Coupage do francês quer dizer “corte”. Porém, no que tange bebidas coupage, quer dizer “mistura”. Ou seja, uma mistura de maltes para chegar a um sabor bem presente de frutas escuras secas (ameixa e uva-passa), bastante encorpada e licorosa, com notas de pão torrado no retrogosto e um aquecimento alcoólico bem presente. Ideal para consumir em noites mais frias e sentir que está degustando a cerveja em Segóvia, rsrs!


Visite a adega do Palato e leve para casa um desses rótulos, você vai se surpreender!


Jayme Marden

Sommelier de Cervejas

bottom of page