• Palato

Tradições de Natal pelo mundo

Natal é época de encantamento e de compartilhar momentos inesquecíveis com a família e os amigos, e também é sinônimo de fartura, união e harmonia em vários lugares do mundo.


A herança das tradições natalinas vem do cristianismo, mas, com o passar do tempo, se popularizou em diversas culturas. No Brasil, país majoritariamente cristão, alguns costumes trazem um forte significado do nascimento de Jesus, como a confecção de presépios, que decoram as casas, além, claro, da estrela de várias culturas: a árvore de Natal.


Na Alemanha, a época é marcada por comemorações em família. O almoço do dia 25 é uma das principais celebrações, mas uma tradição chama a atenção: em todos os domingos de dezembro o Adventskranz, uma espécie de coroa natalina com quatro velas, que deve ter suas velas acesas em cada domingo de dezembro, chamados de "domingos do advento", comemorando a chegada do Natal.


Existem diversos costumes curiosos ao redor do mundo, e um deles você encontra na Espanha. A maioria dos bares, cafés e restaurantes não abrem no Natal. Se pretende viajar durante esse período, é bom ficar atento! Outro fato interessante é a troca de presentes, que na Espanha acontece no dia 6 de janeiro, quando, segundo a Bíblia, os Reis Magos presentearam o menino Jesus.

No Chile, as tradições são bem parecidas com as que encontramos no Brasil, mas existe um costume bem típico por lá, a caminhada de Natal, na qual as crianças saem pela vizinhança cantando músicas natalinas à procura do Papai No