O vinho é uma das bebidas mais famosas do mundo e, com certeza, uma das que mais se modificaram com o passar do tempo. Os processos de produção influenciam no sabor, na cor e no aroma dessa bebida. Localização geográfica, tipo de uva, de solo e de condição climática são só alguns dos pontos que podem distinguir os diferentes tipos de vinho.
Um vinho do tipo varietal, por exemplo, é aquele feito com, pelo menos, 80% de um único tipo de uva. Mas e o tipo blend? Você conhece? Para um vinho ser considerado "tipo blend", ele precisa ser originado da mistura de pelo menos três tipos de uva diferentes. Cada região pode utilizar diversas misturas! O renomado Bordeaux, por exemplo, é feito da mistura de alguns tipos de uva, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, quatro das principais castas usadas nos blends feitos nessa região da Europa.
Muitos especialistas defendem que a arte de construção de um vinho que passou pelo processo de blend é milenar. É um trabalho minucioso e quase artesanal. Como o processo é feito com várias uvas - alguns rótulos têm até 14 tipos de uvas diferentes! -, o enólogo precisa ter conhecimento das misturas e características de aroma, de cor e de sabor depositados em cada rótulo.
O Monte da Caçada é um vinho regional Alentejano feito com três castas de uva: Alicante Boushet, Touriga Nacional e Syrah - esta última responsável pelo aroma incrível desse tinto. Além disso, esse vinho fica cerca de oito meses em barricas de carvalho francês e americano. Tem uma cor intensa, com aroma de frutos vermelhos e maduros, além de notas de especiarias. Harmoniza muito bem com pratos de carne e queijos.
Conheça alguns rótulos com blends premiados:
Funcken Hausen
Teor alcoólico: 14%
Temperatura ideal para consumir: 15 ºC
Nesse vinho temos um blend de Malbec (50%), Bonarda (15%) e Syrah (15%), amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. O vinho é denso, com aroma intenso de chocolate, cravo, caramelo e geleia de fruta madura. Tem sabor encorpado e amadeirado.
Montgras Quatro
Teor alcoólico: 14%
Temperatura ideal para consumir: 17 ºC a 19 ºC
Nesse rótulo a diversidade fica por conta das uvas Cabernet Sauvignon (45%), Syrah (25%), Carménère (20%) e Malbec (10%). O aroma de frutas como amora e ameixa predomina, e no paladar os taninos são elegantes e bem equilibrados. É um vinho que harmoniza muito bem com carnes grelhadas, assadas e com massas e queijos semiduros.
Para chegar à perfeição, os diferentes tipos de uva usados no processo de blend podem ser separados ou reunidos para passarem pelo processo de fermentação, método que exige criatividade, sensibilidade e muita experiência para formar vinhos de corte marcantes e apaixonantes.
Você pode degustar o Monte da Caçada e mais dois ótimos vinhos por apenas R$ 19,90 em um de nossos restaurantes até o final de agosto. Aproveite! Venha à nossa adega e conheça rótulos inesquecíveis!
Comentários