top of page
  • Foto do escritorPalato

3 cervejas para degustar no inverno

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Chegamos na estação favorita de muitos: o inverno! Período de assistir um filminho no frio (ok, nem tanto para nós, alagoanos, mas ao menos a temperatura é mais amena rsrsr), comer um fondue e porque não harmonizar este período com cerveja? Devido ao clima chuvoso e com temperaturas mais baixas, o ideal é harmonizar com cervejas mais alcoólicas e mais encorpadas.

Muitas cervejas escuras se enquadram nesse quesito, mas é um erro dizer que toda cerveja preta é mais forte viu? Selecionamos três cervejas escuras que serão ótimas

companhias numa noite chuvosa, vamos conhecê-las?



Weltenburger Kloster – Barock Dunkel

ABV 4,7%


Essa cerveja dunkel (do alemão, escura) é uma boa pedida para começar a experimentação das cervejas escuras. Leve, de sabores tostados e com notas de toffee, essa cerveja pode muito bem abrir sua noite acompanhada de um queijinho gouda. Clique aqui e garanta já a sua!





Três Strong Coffee Ale + Pimenta

ABV 9%


Em comemoração aos três anos da cervejaria Caatinga Rocks, essa cerveja comemorativa veio casando bem com a estação do ano. Apesar da adição de café a cor da cerveja é âmbar clara, o café vai contribuir no aroma, juntamente com especiarias como a pimenta-do-reino, que traz um sabor bem complexo e curiosamente harmonioso. É uma cerveja bastante encorpada e potente!

Ficou curioso para provar essa cerveja diferente? Clique aqui.




Brett Saison

7,7%


Essa cerveja poderia fechar sua noite invernal de degustações, pois, além de ser bastante alcoólica, ela traz um leque de sabores bem complexos. Tá, todo sommelier fala isso: cerveja complexa. Mas o que quer dizer? Bom, inicialmente, podemos falar do tipo de fermentação, que é com uma levedura diferente da usual. Essa levedura traz aromas selvagens consigo, tipo o cheiro que sentimos numa fazenda, por exemplo. Além disso, essa cerveja foi maturada por 6 meses em barris de carvalho que abrigaram vinhos tintos! Ou seja, também teremos elementos de amadeirado e acético. Para finalizar, a cervejaria ainda adicionou pimenta-de-cheiro e cumari, que trazem uma picância bem presente no retrogosto. Clique aqui e confira!


Que tal aproveitar o Festival de Inverno e experimentar novos sabores? As prateleiras do Palato estão esperando por você!


Jayme Marden

Sommelier de Cervejas

bottom of page