top of page
  • Foto do escritorPalato

Cervejas: Pilsen x Lager - Qual a diferença?



Olá! Hoje é o dia perfeito para falar sobre cerveja Acredito que todos que bebem cerveja já se pegaram lendo os rótulos e se deparando com esses termos: Cerveja Pilsen” ou “Lager”. Pois bem, tem diferença? Tem! Resumindo bastante a história; Toda pilsen é uma lager, mas nem toda lager é uma pilsen. Lager (pronuncia-se láguer) é uma grande família de cervejas cuja principal característica é o tipo de fermentação utilizado. A levedura utilizada para lagers fermenta no fundo do tanque (chamada de baixa fermentação) e necessita de um processo com maior tempo de duração do que as de alta fermentação. Com um tempo maior e em temperaturas mais baixas, as cervejas saem mais leves, límpidas e refrescantes, assim como a Pilsen! O estilo Pilsen se originou na República Tcheca e eles tem tanto orgulho disso que apenas as tchecas podem ser chamadas de Pilsener (e eles levam bem a sério). Entretanto, o que acostumou o bebedor brasileiro a confundir lager e pilsen foi que cervejas como Brahma, Antarctica, Skol, Kaiser e demais marcas de massa levavam em seus rótulos o “pilsen”, o que elas não são! Essas cervejas na verdade são American Lagers, uma versão bem mais leve que as pilsens tchecas, ou alemãs, que eram voltadas para uma geração estadunidense recém saída de uma lei seca e acostumada a beber refrigerante de cola em seus happy hours.

Heineken

A receita holandesa é unanimidade entre todos os bons bebedores de cerveja quando confrontados com a pergunta: “E se não tiver dessas artesanais que você bebe, você bebe o quê?”. A razão é bem simples, porque é uma lager bem honesta. Honesta no sentido de não possuir adjuntos transgênicos para baratear o custo, tem amargor (o que vai de contra a tentativa das grandes cervejarias de tirá-lo) e tem um ótimo custo benefício. (ABV 5.0%)

Dortmund Pils

Uma boa representante brasileira do estilo pilsen e um ótimo rótulo para servir como um divisor de águas (ou de cervejas hehehehe) ao comparar american lager com uma verdadeira pilsen que seguem o estilo tcheca ou alemão. Que tal fazermos uma brincadeira? Peça que coloquem um copo de Heineken, um copo de Dortmund Pils e um copo de uma outra American Lager de massa que exemplificamos no texto acima sem você saber qual copo é qual e tente anotar as diferenças! (ABV 5.0%)

Colorado Cauim

Apesar do rótulo dizer Pilsen, a Colorado Cauim pode ser classificada com uma American Lager já que uma pilsen não leva adjuntos (como são chamados os ingredientes que não são os 4 básicos). A cervejaria Colorado tem uma pegada bem nacionalista utilizando sempre ingredientes nacionais. Cauim é uma bebida fermentada feita com mandioca ou milho por povos indígenas do Brasil que mastigavam os grãos e a massa de mandioca e cuspiam em tinas de barro, que após um processo de fervura, eram postos para fermentar. Podem relaxar que a Cervejaria Colorado utiliza métodos bem mais modernos para adicionar a mandioca à cerveja! (ABV 4,5%)


Que tal irmos agora para a parte prática e experimentar algumas cervejas para que possamos perceber a diferença entre elas? Corre nas prateleiras do Palato e garanta as suas cervejas! Ou, se preferir, adquira aqui.

Sobre o autor: Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)


bottom of page