top of page
  • Foto do escritorPalato

Cerveja e chocolate? Vale a pena experimentar!

Chegamos a mais uma Páscoa e pensamos logo em época de muito chocolate. Ovos de Páscoa, fondue, bolo e tudo que tenha esse doce maravilhoso. Mas o que vamos beber para acompanhar? Por que não cerveja? Isso mesmo! O nosso líquido precioso pode muito bem acompanhar esse amado doce que é bastante consumido nesta época do ano. Mas pode ser qualquer cerveja? Bom...não!


Uma boa dica é buscarmos harmonizações por similaridade. Café e chocolate é bom? Humm...sim! Então cervejas que "puxem" para um torrado maior são uma boa dica! Outra dica é potencializar o chocolate; cervejas com notas de chocolate amargo vão contrabalancear o dulçor dos chocolates ao leite, por exemplo.


E chocolate branco? Bom, partindo do princípio que chocolate branco lembra muito mais leite e lembrando que leite combina tanto com chocolate quanto com café, as duas opções continuam válidas! Falar sobre chocolate sempre dá vontade de comer um, né? Vamos ver as dicas abaixo para testarmos nossas harmonizações?







Brooklyn Chocolate Stout


ABV 10%

Essa bela Russian Imperial Stout já é figurinha carimbada quando falamos de harmonização com chocolates. Isso porque sua grande potência alcoólica dificulta que ela seja uma cerveja de entrada ou servida com o prato principal. Sendo assim, a sobremesa é a melhor companhia para essa cerveja.









Youngs Double Chocolate Stout


ABV 5,2%

Não deixe o nome enganar, essa cerveja não leva chocolate! O nome é devido ao malte de cevada utilizado, que possui uma torra que traz notas de chocolate amargo. É uma cerveja mais leve, se comparada com os exemplos aqui dados, o que pode trazer mais degustações com os chocolates. Uma ótima pedida!










Zumbi Republic

ABV 7,5%

Eis uma representante alagoana de peso! A Zumbi Republic, além de ser uma Imperial Stout (com notas de café e chocolate amargo) também possui adição de coco queimado e hortelã, por isso a adição do termo tropical ao nome, trazendo mais peculiaridade ao sabor, completando a bomba de sentidos se você harmonizar um bom chocolate com ela.








E aí? Curtiu todas as dicas? Venha ao Palato e divirta-se ainda mais nesta Páscoa!

bottom of page