top of page
  • Foto do escritorPalato

Dica de Inverno: Aprenda como utilizar o queijo brie nos petiscos.


O queijo brie é um aperitivo especial, de sabor autêntico e aveludado que conquista o paladar de quem experimenta! Ele se tornou o queridinho nos pratos de entrada no inverno, seja nos encontros casuais ou nas degustações de vinhos. Este é o queijo mais antigo da França!

Uma casquinha crocante por fora, mas macio e cremoso por dentro. Esta característica marcante do brie tornou-se uma das iguarias preferidas dos reis e rainhas! Por isso, até recebeu o título de "Rei dos Queijos"! A coroa foi concedida em 1814 no Congresso de Viena, em que o Imperador Carlos Magno I afirmou ser o queijo mais macio e saboroso da França.

Um queijo com tanto potencial merece um lugar reservado na sua casa, não é mesmo? Mas por ser tão extraordinário, há muitas dúvidas de como consumir o queijo brie aproveitando melhor o seu sabor inigualável. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a saborear o brie de forma irresistível!

Como consumir o queijo brie

Para aproveitar todo o sabor especial do brie, é aconselhável retirá-lo da geladeira pelo menos 30 minutos antes antes de servi-lo. E não deixe o queijo exposto diretamente ao ar para não interferir na qualidade do produto.

Você pode tirar uma fatia deste queijo e saboreá-la sem nenhum acompanhamento que será uma delícia! Mas alguns acompanhamentos podem tornar este sabor ainda mais especial.

Servir o queijo brie com geleias ou mel são as formas mais comuns. Já que o brie harmoniza perfeitamente com molhos doces. Além disso, ele também pode ser servido acompanhado de pães franceses e torradas. O importante é escolher acompanhamentos leves, já que o sabor do brie é bastante delicado. Uma clássica combinação é comer o queijo brie com o figo. É realmente delicioso e leve!


O brie é tão versátil, que pode ser consumido tanto frio quanto quente. Colocar o brie no forno por 15 minutos, deixa o seu interior ainda mais cremoso para servir com torradas, com presunto de parma e um toque de geleia de pimenta! Mas você também pode colocar fatias do brie dentro de sanduíches quentes. Ele irá derreter perfeitamente!


Vinhos no geral são boas escolhas de harmonização com o brie. Porém, as regiões famosas por produzirem o queijo brie também são grandes produtoras de espumantes franceses. Então, o legítimo champanhe tornou-se um hábito clássico e prazeroso para acompanhar os aperitivos com brie.

Não fique com água na boca! Passe no Palato, baixe o app ou acesse nosso site e aproveite o sabor inigualável do autêntico queijo brie!

bottom of page