Buscar
  • Palato

Especiarias: saiba como usá-las

Cozinhar é uma das tarefas mais prazerosas pra quem curte trabalhos manuais. O contato com o alimento e o carinho depositado no passo a passo de cada receita podem melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.


Além de ser uma atividade terapêutica, o contato com texturas, cheiros e sabores desenvolvem os sentidos do nosso corpo. Especiarias são alguns dos produtos que potencializam essas sensações, mas você sabe como utilizá-las?


As especiarias são usadas tanto na cozinha quanto nas farmácias, na preparação de óleos, unguentos, cosméticos e medicamentos. Datadas do século 14 e 15, elas se originaram na Europa Ocidental e classificavam produtos de origem vegetal, como flores, frutos, sementes, cascas, caules e raízes com aroma e sabor acentuados.

Algumas das especiarias mais famosas do mundo são: pimenta-do-reino, noz-moscada, cravo, canela e cúrcuma (ou açafrão-da-terra). Que tal saber um pouco mais sobre cada uma delas e como usar?


Pimenta-do-reino


Também conhecida como pimenta redonda, é uma das especiarias mais antigas do mundo. Ela é produzida a partir da pimenta-do-reino ainda não maturada (verde) e deve ser utilizada no final da preparação das refeições ou logo antes de servir, de preferência, triturada na hora. É ideal para usar em carnes, no preparo de sopas, caldos e molhos. Além disso, ainda atua na purificação do tecido sanguíneo e colabora na digestão de gorduras.




Noz-moscada


Essa especiaria é bastante aromática e é usada em pratos doces e salgados. É um tempero intenso, com aroma forte e distinto. Tem um sabor amendoado e adocicado. Na cozinha, ela precisa ser ralada na hora e combina muito bem com carnes de sabor suave, como aves, com purês e receitas com leite e queijo. Além dessa carga de sabor única, ela ajuda na redução de dores causadas por artrite e reumatismo e tem efeito analgésico. sendo utilizada para combater os transtornos da insônia.


Cravo


Muito usado na medicina chinesa, o cravo é muito versátil e pode ser usado na preparação de alimentos doces ou salgados. É indicado para o preparo de pães, bolos, caldos e, claro, chás. O cravo ajuda na recuperação muscular e fortalece o sistema digestivo.


Canela


Usada há milhares de anos, essa especiaria já foi muito valiosa no Oriente Médio. De sabor complexo, é usada na cozinha para preparar carnes, peixes e sobremesas, sempre ralada na hora! Além disso, é um poderoso tônico para o cérebro!



Cúrcuma (ou açafrão-da-terra)


A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz da família do gengibre e combina muito bem com arroz e frutos do mar, além de bolos e pães. A paella espanhola é um ótimo prato para experimentar essa famosa especiaria que, além de saborosa, tem ação antioxidante e combate o envelhecimento precoce.


Agora que você já sabe a função e como usar cada especiaria, é só se aventurar na cozinha! Voilà!



PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020