• Palato

Especiarias: saiba como usá-las

Cozinhar é uma das tarefas mais prazerosas pra quem curte trabalhos manuais. O contato com o alimento e o carinho depositado no passo a passo de cada receita podem melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.


Além de ser uma atividade terapêutica, o contato com texturas, cheiros e sabores desenvolvem os sentidos do nosso corpo. Especiarias são alguns dos produtos que potencializam essas sensações, mas você sabe como utilizá-las?


As especiarias são usadas tanto na cozinha quanto nas farmácias, na preparação de óleos, unguentos, cosméticos e medicamentos. Datadas do século 14 e 15, elas se originaram na Europa Ocidental e classificavam produtos de origem vegetal, como flores, frutos, sementes, cascas, caules e raízes com aroma e sabor acentuados.

Algumas das especiarias mais famosas do mundo são: pimenta-do-reino, noz-moscada, cravo, canela e cúrcuma (ou açafrão-da-terra). Que tal saber um pouco mais sobre cada uma delas e como usar?


Pimenta-do-reino


Também conhecida como pimenta redonda, é uma das especiarias mais antigas do mundo. Ela é produzida a partir da pimenta-do-reino ainda não maturada (verde) e deve ser utilizada no final da preparação das refeições ou logo antes de servir, de preferência, triturada na hora. É ideal para usar em carnes, no preparo de sopas, caldos e molhos. Além disso, ainda atua na purificação do tecido sanguíneo e colabora na digestão de gorduras.




Noz-moscada