top of page
  • Foto do escritorPalato

Aprenda a forma correta de se servir uma cerveja



Olá!

Hoje vou tocar num assunto que sempre que falo sobre para os não iniciados na cerveja eles dão aquele risinho de soslaio ou então fazem aquela expressão de “o quê que tem a ver?”. Existe forma correta de se servir uma cerveja? Para resumir as discussões, sim! Existe! O serviço é igual para todos os tipos de cerveja? Não, não é. Cada estilo de cerveja demanda um serviço específico juntamente com sua taça específica, algumas cervejarias até inventam um ritual e histórias próprias para serviço como um atrativo e apelo comercial pois no capitalismo vale tudo! hehehe Mas vamos focar aqui em nosso blog nos serviços que extraem todo o potencial da cerveja para que você possa prova-las em sua plenitude e provar para aquele amigo chato que serviço é um diferencial.

No post de hoje, vamos falar sobre o serviço de Weizens (do alemão cervejas de trigo, esqueceu ou perdeu a aula? Dá uma revisada no post sobre expressões alemãs AQUI) e a primeira coisa que devemos fazer é comprar o copo ideal para cervejas de trigo.


Esse copo possui capacidade para 500ml que é todo o conteúdo da garrafa e o serviço é basicamente simples: A cerveja deve estar numa temperatura de 3° a 6° (Se for uma Weizenbock de 6° a 9°), mas não se preocupem se ela estiver mais gelada. Moramos num país tropical e a cerveja naturalmente vai esquentando e atingindo a temperatura ideal. Com o copo limpo incline-o e sirva lentamente a cerveja. Como são cervejas bastante carbonatadas, servir com rapidez gera muita espuma... Então paciência! Prestem atenção para deixar sempre no fundo 2 a 3 dedos de cerveja, essa quantidade é necessária para que você agite (gire a garrafa) para descolar o fermento que fica no fundo e misturá-lo a esse restinho.

Esse fundo é parte essencial da espuma e deve ser jogado diretamente no copo! Dessa forma a cerveja homogeneíza sua cor e sua espuma concentra todos os aromas esterificados da levedura. Para evitar que a espuma suba demais é comum molhá-lo com água gelada, passar um gelo ou até mesmo gelá-lo um pouco para evitar que a espuma suba demais, mas por favor pessoal... NUNCA congelem seus copos, o motivo para tal explico num outro post!


Aproveitem para garantir suas weizens no Palato e treinar bastante o serviço e fazer a prova real de uma Weizen servida corretamente e outra servida de qualquer jeito! Saúde!

bottom of page