• Palato

Cerveja artesanal e industrial: Qual a diferença?



Olá!

Muita gente fala o seguinte: “Cerveja artesanal é mais forte, né?” ou falam ser mais amarga e escura que as industriais. Mas, será isso verdade? A resposta, meus caros, é um lindo e sonoro “NÃO!”. Cerveja é cerveja não importa a origem. Porém, existem sim algumas diferenças básicas entre a artesanal e a industrial. A primordial que podemos utilizar é: A receita de uma cerveja industrial, ou de massa, é que ela é dimensionada baseada em pesquisas de mercado para aproximar essa receita ao gosto pessoal de um público alvo. Aí vemos aquelas famosas “cervejas para mulher”. Por mais que alguns ativistas torçam o nariz pelo suposto machismo, a empresa fez uma pesquisa entre o público feminino para poder identificar quais características esse grupo apreciaria mais e a empresa simplesmente, por meio de recursos estatísticos, bolou uma receita para atender essa demanda de mercado. Machismo não, capitalismo sim hehehehe.

Já a cerveja artesanal, vai muito do feeling cervejeiro. Claro que existem tendências e “sabores da moda”. Porém, o cervejeiro é livre na criação para inovar nas receitas para atender a tendência. Pode ser estação, clima, data comemorativa etc. Mas, sempre com a ideia central da receita em torno do cervejeiro.

“Cerveja artesanal é mais cara”. Sim, infelizmente é um fato incontestável. Primeiro que as micro e nanocervejarias não possuem a logística e produção em escala das grandes marcas e segundo que os produtos utilizados em sua fabricação são mais caros. Um cervejeiro artesanal nunca irá colocar arroz e milho com a função de baratear o produto e nem vai ser “mão de vaca” na hora de tacar lúpulos de amargor e de aroma em nossas amadas IPAs.

“Cerveja artesanal é melhor!”. Bom, não necessariamente. Não é toda lasanha caseira que fica melhor que uma industrializada. Mas é sabido que devido à qualidade dos insumos e, praticamente, à ausência de conservantes e estabilizantes garantem à artesanal, principalmente às locais, mais nutrientes e mais frescor.

Querendo aprender mais como degustar e harmonizar essas cervejas? Venham comigo no Curso: Degustação de Cervejas que acontecerá agora dia 28! Reserve sua vaga clicando aqui.