top of page
  • Foto do escritorPalato

Cervejas especiais para a sua ceia de Natal!



Olá! Quem me acompanhou aqui ao longo desse tempo sabe que sou um grande defensor de devolver à cerveja o trono de bebida das festas cristãs. Não que eu seja contra o vinho, de jeito nenhum! Mas, historicamente, a região da Galileia não era uma região produtora de uvas e o vinho oriundo de Roma era uma bebida tida como para os ricos. Por isso é bem provável que as passagens bíblicas que citam pessoas simples bebendo vinho, provavelmente estavam na verdade bebendo um fermentado de grãos, pois as palavras hebraicas utilizadas quando tratavam de bebidas eram Shekar e Oinos, que tanto podem se tratar de vinho como de qualquer bebida embriagante.

Com a grande expansão do Império Romano e pela própria igreja católica ter suas raízes em Roma, o vinho acabou tomando grande espaço nas celebrações litúrgicas e festas cristãs. Porém, vocês já sabem que a cerveja possui tanta graça quanto o vinho numa boa ceia de Natal, não é? Vamos à algumas dicas para enriquecermos mais ainda nossa mesa no dia 24?


Mc Chouffe ABV 8% Essa Dark Strong Ale de cor marrom avermelhada, espuma cremosa, bem encorpada e sabor caramelado, lembrando toffee e uva passa, pode acompanhar muito bem as entradinhas antes da ceia. Combinando com frutas secas (ameixa, uva passa e damasco), nozes, castanhas e amêndoas e também presunto parma ou tender. Só não pode exagerar para não ficar vendo os duendes saindo da garrafa! Hehehe.


Maredsous

ABV 6%

Essa belgian Blond foi a escolhida para acompanhar a ceia de Natal por ser uma cerveja leve, refrescante de aroma de frutas amarelas (damasco ou pêssego) que pode muito bem acompanhar o arroz à grega, farofa de banana, queijos, salpicão e o Peru de Natal!


Young´s Double Chocolate Stout ABV 5.2% Essa sweet stout inglesa é a pedida para harmonizar com as sobremesas. Sabe o pavê? Ou pacumê como insiste aquele seu tio? Vai muito bem com essa cerveja que possui adição de chocolate meio amargo. Também vai muito bem com pudim de leite ou brownie com sorvete de creme.

Então pessoal! Esse é o último post do ano! Desejo a todos um feliz Natal e que aproveitem as dicas que preparei com muito carinho! As prateleiras do Palato os aguardam!

bottom of page