• Palato

Nem só de amargor viverá o cervejeiro

Atualizado: 1 de Jul de 2019

Quantas vezes nós, os grandes apreciadores de cerveja, não já ouvimos: “Eu não gosto de cerveja, é muito amargo!”. Por mais que existam cervejas muito mais amargas que as pilsens (para saber um pouco mais sobre elas, clique aqui!), tem muita gente que não se agrada do amargorzinho delicioso dessas cervejas.


A partir de agora quando ouvirmos isso de alguém o que diremos? Simplesmente que nem só de amargor se faz uma bela cerveja! O sentido do nosso paladar detecta 5 gostos: azedo, amargo, doce, salgado e umami. Sabia que existe cerveja com esses gostos como estrela no lugar do amargo? Vamos conferir!




Delirium Red

ABV 8,0%


Uma cerveja que tem o balanço perfeito entre o doce e o azedo. Com sabores marcantes de cereja e amêndoas, que lembra bastante a infância de quem já passou dos 30 com aquele chiclete “azedinho doce”, lembram? Essa belga é uma ótima cerveja para acompanhar sobremesas como torta de chocolate ou um pudim de leite.


Twist and Sour Gose

ABV 4,3%

Essa cerveja produzida colaborativamente pela cervejaria Dávida e pela cervejaria alagoana Caatinga Rocks traz mais dois sabores que podem parecer inusitados: azedo e salgado! A cerveja é baseada num estilo alemão muito popular em Leipzig, a cerveja é levemente salgada pois a água das fontes de lá são meio salobras. Como nossas fontes subterrâneas são cristalinas, o azedo e o salgado dessa cerveja se deve ao fato da cerveja levar sal rosa em sua composição, juntamente com cascas de limão e de laranja. Vai muito bem com saladas e f